TAM Aviação Executiva entregou mais um Grand Caravan EX para a Polícia Federal
A TAM Aviação Executiva entregou, na segunda-feira (7), um Cessna Grand Caravan EX à Polícia Federal, em cerimônia realizada no hangar da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP), em Brasília.
A compra da aeronave foi realizada por meio de licitação, conforme a legislação brasileira, e auditada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo a empresa, o processo resultou em uma aquisição eficiente e com menor custo, atendendo aos requisitos operacionais da PF.
A Polícia Federal já operava modelos como o Grand Caravan e o King Air 350, ambos também fornecidos pela TAM AE, e é considerada referência no uso dessas aeronaves em missões de vigilância no Brasil.
“Para nós, é uma honra contribuir para a expansão da frota aérea da PF. O Cessna Caravan é uma aeronave reconhecida por sua robustez, segurança e versatilidade, capaz de se adaptar a diversas demandas operacionais. Graças à sua capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas, é capaz de alcançar locais de difícil acesso. Não temos dúvida de que será um grande reforço para a instituição, seja em grandes centros ou em regiões mais remotas do país”, afirmou Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.
O novo Cessna 208B Caravan da Polícia Federal (PF) batizada de Cmte. Irber. (PS-IRB), homenageia o agente e piloto Guilherme de Almeida Irber, falecido no dia 6 de março do ano passado, quando sofreu um acidente fatal voando o mesmo modelo no aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais.
Na ocasião, a aeronave, de matrícula PR-AAB, estava decolando do aeroporto para testes pós-manutenção, quando realizou uma curva à esquerda, descendo rapidamente até colidir contra o solo, sendo na sequência tomada pelas chamas.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 08/04/2025, às 17h25
+lidas