Comandante e copiloto de um voo internacional da Ethiopian Airlines foram acordados pelo desligamento do piloto automático
O comandante e o copiloto de um Boeing 737-800 (ET-AOB) da Ethiopian Airlines dormiram em um voo internacional na África, no fim da noite de domingo (15), contrariando o revezamento necessário em uma situação deste porte.
Ethiopian Airlines Boeing 737-800 (ET-AOB) on flight #ET343 continued its cruise flight at 37,000 ft until over its destination Addis Abeba bc both pilots had fallen asleep. Only after an autopilot aural warning, the pilots woke up and landed safely.https://t.co/rGkT1CyXWjpic.twitter.com/7HXSIvHIrR
— JACDEC (@JacdecNew) August 18, 2022
A aeronave seguia de Cartum (KRT), no Sudão, para Adis Abeba (ADD), capital da Etiópia, quando os pilotos adormeceram a bordo no FL370 (37 mil pés de altitude). Vendo que, durante a aproximação para ADD, o avião não havia iniciado o procedimento de descida, a torre de controle tentou entrar em contato repetidas vezes, mas sem sucesso.
Ao sobrevoar a pista, o piloto automático da cabine dos pilotos foi desligado e um alarme acordou a tripulação, que, em seguida, fez a manobra na aeronave até o pouso na RWY (pista) 25L, o que foi feito em segurança ao amanhecer, pelo horário local.
A rota é feita em 13 frequências semanais, sendo que sete delas são feitas durante a madrugada. A Ethiopian Airlines não se manifestou sobre a ocorrência.
Marcel Cardoso
Publicado em 19/08/2022, às 06h30
+lidas