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Ocupava o jumpseat

Piloto tentou desligar motores de Embraer 175 durante voo nos EUA

Piloto que ocupava assento auxiliar da cabine de comando tentou desligar motores do Embraer 175 durante voo nos EUA


Embraer 175 cumpria voo na Costa Oeste norte-americana - Divulgação
Embraer 175 cumpria voo na Costa Oeste norte-americana - Divulgação

Um piloto fora de serviço tentou ontem (22), desligar os motores de um Embraer 175 da Horizon Airlines, subsidiária da Alaska Airlines, durante voo entre Everett e São Francisco, nos Estados Unidos.

Diante da ameaça a bordo do Embraer 175, a tripulação técnica do avião matrícula N660QX, que estava no nível de voo FL310, ou 9.448 metros de altitude, decidiu desviar o voo AS2059 para o aeroporto internacional de Portland, onde pousou com segurança.

Em solo as autoridades policiais locais tomaram as medidas determinadas pela lei norte-americana. O voo que havia partido do Paine Field, no subúrbio de Seattle, transportava 80 passageiros. Um ERJ-175 substituto, registro N651QX, cumpriu o restante do trajeto para São Francisco.

"Em 22 de outubro, o voo 2059 da Alaska Airlines operado pela Horizon Air de Everett, WA (PAE) para São Francisco, CA (SFO) relatou uma ameaça de segurança credível relacionada a um ocupante autorizado no assento auxiliar da cabine de comando. A tripulação protegeu a aeronave sem incidentes", disse a Alaska Airlines em comunicado.

O piloto identificado como Joseph Emerson, 44 anos, ocupava o assento auxiliar, conhecido como jumpseat, do E-Jet da companhia aérea regional. O assento localizado na parte de trás da cabine de comando pode ser ocupado por pessoas autorizadas e auxilia no deslocamento de pilotos e comissários.

A Alaska Airlines diz que Emerson "tentou, sem sucesso, interromper a operação dos motores", acionando a alavanca de incêndio do motor, também conhecida como sistema de supressão de incêndio, que consiste em uma alça em formado de T para cada motor.

Se a alavanca estiver totalmente acionada, uma válvula na asa se fecha e desliga o fornecimento de combustível do motor.

Emerson ingressou na empresa em 2001, e também trabalhou na Virgin America entre os anos de 2012 a 2016, quando a companhia foi adquirida pela grupo Alaska, tornando-se capitão da transportadora com sede em Seattle três anos depois.

De acordo com a companhia, todas as certificações médicas do tripulante estavam de acordo "com os requisitos regulatórios, e em nenhum momento suas certificações foram negadas, suspensas ou revogadas".

O piloto embarcou no voo AS2059, após abordar os agentes da companhia em Everett. Seguindo regras estabelecidas pela FAA foi autorizada a utilização do assento auxiliar do cockpit pela equipe da Horizon Air.

Durante todo o processo de embarque, tanto os agentes como a tripulação não identificaram quaisquer sinais de deficiência que impedisse o passageiro extra de voar no jato regional.

"Ao sair da cabine de comando, ambos os comissários de bordo confirmaram que Emerson foi escoltado por um comissário de bordo até a parte traseira da aeronave, onde Emerson foi colocado em apoios de pulso e cinto de segurança no assento traseiro", informa a companhia em recente atualização sobre o incidente.

Tripulantes relataram que na descida para Portland, o piloto tentou agarrar a saída de emergência, mas um comissário interviu. Joseph Emerson foi dispensado de todas as suas funções da Alaska Airlines, que seguirá as recomendações do acordo coletivo assinado com seu grupo de pilotos.

O incidente está sendo investigado pelo Departamento de Polícia do Porto de Portland e pelo Departamento Federal de Investigação (FBI).

Por Wesley Lichmann
Publicado em 23/10/2023, às 14h05 - Atualizado em 24/10/2023, às 17h40


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