AERO Magazine
Busca

Na Inglaterra

Piloto sueco de Gripen E ganha prêmio de melhor demonstração no RIAT 23

Piloto de testes sueco André Brännström venceu o prêmio de melhor demonstração do RIAT com Gripen E


Não é a primeira vez que um piloto de Gripen leva o troféu Paul Bowen - Saab
Não é a primeira vez que um piloto de Gripen leva o troféu Paul Bowen - Saab

O piloto de testes da SAAB, André Brännström, ganhou o troféu Paul Bowen de melhor demonstração de caça solo no Royal International Air Tattoo (RIAT), o tradicional show aéreo que ocorreu entre os dias 14 e 16 de julho na Inglaterra.

O aviador sueco comandou um Gripen E que, pela primeira vez, participou do mais importante encontro aéreo militar da Europa, que reúne diversas forças aéreas do mundo e realiza uma série de apresentações em voo.

“Foi um verdadeiro prazer mostrar aos fãs da aviação na RIAT do que o Gripen E é capaz no ar. Queríamos mostrar a eles que este novo caça Gripen E é tudo o que eles amavam antes no Gripen, mas agora em um nível ainda mais alto. Este prêmio mostra que esperamos ter conseguido isso e podemos voltar felizes para a Suécia", relatou André Brännström.

Não é a primeira fez que um piloto de Gripen ganha a premiação. Em 2022, o aviador húngaro David Szentendrei, ganhou o troféu com sua apresentação no comando de um Gripen C. 

Os suecos levaram dois Gripen E para o RIAT 2023, com um dos aviões dedicado as  demosntrações em voo, enquanto o segundo ficou em exposição estática no pátio da base aérea de Fairford. A SAAB também apresentou o GlobalEye, um avião de aéreo antecipado e controle (Aew&c).

Durante o RIAT ainda foram concedidos os troféus Sir Douglas Bader, para a melhor apresentação de voo individual, vencida pelos aviadores italianos major Jonathan Canestrini, major Davide Sottotetti e o sargento Giuseppe Civica, que voaram o C-27 Spartan, da Leonardo.

Já o Troféu Raffte, concedido para a melhor demonstração de voo por um participante estrangeiro, foi entregue para a Força Aérea da Áustria, que voou com dois Eurofighter Typhoons pilotados pelo capitão Gerald Gradauer e pelo capitão Alen Kesic, que se apresentaram ao lado de um Lockheed C-130K Hercules pilotado pelo capitão Joachim Eder e subtenente Andreas Thalhammer.

A Espada de Exibição Steedman pela melhor demonstração de voo por um participante do Reino Unido foi concedido ao time de apresentações do helicóptero Chinook, da Real Força Aérea liderado pelo tenente Matthew 'Schmitty' Smyth.

Por fim, a Espada Memorial do Rei Hussein, Patrono da International Air Tattoo (1983-1989), para a melhor demonstração geral de voo foi entregue ao Black Eagles Display Team, da Força Aérea da República da Coreia.

A mesa avaliadora é composta por pilotos de forças aéreas e de testes de todo o mundo.

* Colaborou Edmundo Ubiratan

Por André Magalhães
Publicado em 19/07/2023, às 14h07


Mais Notícias