AERO Magazine
Busca

Medida de segurança

Pentágono segue Israel e decide parar alguns F-35

Media também ocorreu com os caças F-35I Adir de Israel


F-35 segue apresentando algumas falhas operacionais - Divulgação
F-35 segue apresentando algumas falhas operacionais - Divulgação

O Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, decidiu suspender os voos de um pequeno lote de caças F-35 Lightning II após um acidente ocorrido no dia 15 dezembro.

A diretiva prevê avaliar as condições de algumas unidades que possam apresentar qualquer rico ou potencial de falha. O F-35 Joint Program Office (JPO,na sigla em inglês) chegou a emitir uma orientação e que alguns caças F-35 fosse paralisados pelo menos até janeiro.

Os Estados Unidos seguiram uma decisão similar a da Força Aérea de Israel, que paralisou alguns de seus F-35I, derivados dos F-35A, para avaliação dos riscos.

“O F-35 Joint Program Office emitiu uma Diretriz Técnica de Conformidade de Tempo (TCTD) para restringir a operação de algumas aeronaves, que foram avaliadas como de maior risco, enquanto a investigação sobre o acidente em 15 de dezembro continua e até que os procedimentos possam permitir o retorno ao voo”, disse o JPO em nota.

O vídeo do acidente com o F-35B durante um procediemnto de pouso em Fort Worth viralizou na internet. O caça estava em voo pairado, mas após o toque com o terreno volta a voar e retorna com o trem do nariz, que entrou em colapso. Com a colisão violente o piloto do caça perde o controle, até executar uma ejeção bem-sucedida.

Segundo o Pentágono uma investigação está em andamento, tendo o Naval Air Systems Command na liderança e a Locheed Martin (fabricante do avião) e pela Pratt & Whitney (fabricante do motor) atuando no fornecimento de dados e análises.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 29/12/2022, às 08h30


Mais Notícias