Incidente ocorreu durante reboque para retirar caça da pista
Um caça F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, pertecente ao esquadrão VMFA 121, teve um colapso no trem de pouso após um pouso de emergência na base aérea de Kadena em Okinawa, no Japão.
O incidente ocorreu nesta quinta-feira (01/12) durante o reboque para retirar o avião da pista após o pouso preventivo. Neste vídeo é possível ver o momento do colapso do trem de nariz.
Video of today's incident with the F-35 fighter jet of the 121st squadron of the #USMC at the Kadena Air Force Base on the #Japanese island of #Okinawa
— Indo-Pacific News - Geo-Politics & Military News (@IndoPac_Info) December 1, 2022
When towing the aircraft, the front landing gear dropped.pic.twitter.com/xIkJZYxXns
Autoridades irão investigar os motivos do pouso de emerência, que ocorreu em segurança, bem como a falha no trem dianteiro do caça de quinta geração.
Não é a primeira vez que isto ocorre com o avião. Em 2019, um F-35A tem uma situação similar ao pousar na base aérea de Hill, no estado de Utah.
Acidentes também se soam a história do caça que é considerado o mais moderno dos EUA.Em outubro, logo após uma decolagem no estado de Utah, a aeronave caiu, mas o piloto ejetou em segurança.
Por André Magalhães
Publicado em 02/12/2022, às 10h25
+lidas