Airbus fecha parceria para disponibilizar hidrogênio verde em aeroportos. Primeira estação será entregue em 2023.
A Airbus assinou um acordo de parceria com a HyPort, uma joint venture entre a Engie Solutions e a Agência Regional de Energia e Clima da Occitânia (Arec), líder no desenvolvimento de hidrogênio verde na França, para apoiar o desenvolvimento de uma das primeiras estações de produção e distribuição de hidrogênio com baixo teor de carbono do mundo em um aeroporto.
A construção da estação de hidrogênio no aeroporto de Toulouse-Blagnac (TLS), na França, foi concluída no início deste ano e os sistemas de produção, armazenamento e distribuição estão atualmente em fase de testes finais. Ela terá capacidade para produzir cerca de 400 kg de hidrogênio por dia, proporcionando a possibilidade de alimentar cerca de 50 veículos de transporte terrestre, devendo entrar em serviço no início de 2023.
As partes trabalham para implementar um plano de implantação para a expansão dessas operações terrestres movidas a hidrogênio, adaptando os meios de produção e distribuição, bem como a capacidade da infraestrutura, para lidar com o aumento esperado na demanda de hidrogênio nos próximos anos.
A parceria também permitirá a elaboração de um projeto que delineie os requisitos e forneça orientações sobre segurança das operações, conformidade regulatória, aceitação social, bem como o investimento financeiro necessário para o uso generalizado do hidrogênio nos aeroportos.
“O uso de hidrogênio para descarbonizar todo o transporte terrestre associado ao aeroporto no período de 2020 a 2030 abrirá caminho para a disponibilidade de hidrogênio para aeronaves de emissão zero até 2035”, segundo a Vice-Presidente do Ecossistema ZEROe da Airbus, Karine Guenan.
Em 2020, a Airbus lançou o “Hydrogen Hub at Airports” para ajudar os aeroportos a identificar requisitos de infraestrutura para futuras aeronaves a hidrogênio, bem como operações aeroportuárias de baixo carbono, em toda a cadeia de valor. Nos últimos dois anos, o fabricante assinou parcerias com várias autoridades aeroportuárias, companhias aéreas e fornecedores de energia.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/11/2022, às 08h11
+lidas