AERO Magazine
Busca

Sucatas são combinadas em peças de museu

Pedaços de aeronaves se tornam obras de arte em exposição no Rio de Janeiro

Artista Marcos Amaro faz uma releitura das formas de aviões e helicóptero ao juntar carcaças e transformá-las em esculturas


Até o dia 24 de junho é possível conhecer um pouco mais do trabalho do artista multimídia Marcos Amaro no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro. As obras foram criadas a partir de aviões descontruídos, contando com até seis metros de altura.

A exposição "Sobrevoo" é composta por esculturas e assemblages (colagens com objetos e materiais tridimensionais) onde parte de aviões são a principal matéria-prima das criações apresentadas, quase todas recentes e nunca antes exibidas.

Além dos pedaços de aeronaves, rígidos, "tecidos surgem nos seus interstícios, trazendo um contraponto de suavidade e explicitando substratos de memória que ecoam no trabalho do artista": apaixonado por aviação, Amaro é piloto, e filho de um aviador e de uma estilista.

A exposição traz uma releitura das formas de uma aeronave ao criar novas possibilidades para pneus, motores e asas, em uma espécie de paixão pela aviação às avessas. Embora a obra seja chocante para amantes da aviação, o artista empregou materiais sucateados, onde o descarte já trazia a impossibilidade de o avião retomar o voo. De acordo com a curadoria, as obras formam “um amontoado de coisas organizadas, sem deixar de evidenciar o equilíbrio precário das peças, esculturas e instalações em seu estado bruto”, diz no texto da exposição.

“As partes combinadas que constroem formas inusitadas, as quais, de tão reais, ainda exalam cheiros, mesmo que eles já não existam mais nos restos do avião”, comenta o curador curadoria é de Ricardo Resende. “Sente-se no ar o odor do querosene, do óleo queimado das turbinas, da poeira acumulada nos feltros e lonas que faz uso para criar suas ‘pinturas’ e esculturas matéricas”.

O curador ainda destaca a presença da paixão e morte presentes no trabalho com as carcaças de aviões. “Mas o que faz, estranhamente, é dar sobrevida com afeto a estas máquinas agora inúteis, que foram voadoras algum dia”, pontua.

O artista Marcos Amaro participou de diversas mostras nos últimos anos, como a SP-Arte, Context NY, além de ter exibido na Scope Basel, na Suíça, feira paralela à Art Basel, ZurichArt Fair são apenas algumas delas. Neste mês, o artista expõe obras de pequenas dimensões na Galeria Luis Maluf e desenhos no Clube Atlético Paulistano, em São Paulo.

A expectativa é que a exposição percorra outros centros culturais do Brasil, ainda sem datas e locais definidos.

Exposição Sobrevoo

Período da exposição: de 05 de maio a 24 de junho

Local: Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, nº 20, Rio de Janeiro

Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 30/05/2018, às 15h00 - Atualizado às 17h54


Mais Notícias