AERO Magazine
Busca

Incentivo temporário

Parceria zerou taxa de importação de equipamentos de solo de aeroportos

A Abesata e uma empresa de comércio exterior fecharam uma parceria que zerou a taxa de importação por dois anos


A taxa de importação de equipamentos de ground handling era de 11,2% - CCR Aeroportos/Divulgação
A taxa de importação de equipamentos de ground handling era de 11,2% - CCR Aeroportos/Divulgação

A Associação Brasileira de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo, a Abesata, e a Timbro, empresa de comércio exterior, firmaram uma parceria que permitirá a redução de impostos na importação de equipamentos de ground handling (serviços de solo) para aeroportos.

Pelo acordo, os impostos de importação de três tipos de equipamentos movidos por motor elétrico, como determinados modelos de esteiras de carregamento de bagagem e carga para aeronaves, veículos rebocadores/push back de aeronaves e tratores para movimentação de carga e bagagem, estão zerados desde o último dia 19 de maio.

O benefício será válido pelos próximos dois anos. Normalmente, a alíquota é de 11,2%. Segundo a Timbro, a redução vai incentivar o uso de equipamentos elétricos para ground handling pelas empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo, conhecidas como ESATAs, em operação nos aeroportos do país. 

Outros modelos de push back e loader (reboque e carregadores) podem entrar na lista de produtos com redução de impostos de importação.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/05/2023, às 16h07


Mais Notícias