AERO Magazine
Busca

A partir do segundo semestre

Governo vai reduzir capacidade do Santos Dumont

Governo pretende reduzir movimentação anual do aeroporto Santos Dumont para 8,5 milhões de passageiros


Santos Dumont superou movimento registrado antes da crise sanitária - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Santos Dumont superou movimento registrado antes da crise sanitária - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo federal vai reduzir a capacidade do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para cerca de 8,5 milhões de passageiros por ano, afirmou ontem (29), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em evento aeroportuário promovido em Israel.

A redução no movimento de passageiros no Santos Dumont deverá começar no segundo semestre deste ano, e tem como objetivo retomar o protagonismo do aeroporto internacional do Galeão, administrado desde 2014 pela Changi Airports.

No ano passado, o aeroporto central do Rio de Janeiro foi responsável pelo embarque e desembarque de 10,1 milhões de passageiros, enquanto os terminais do Galeão movimentaram 5,8 milhões de pessoas.

De acordo com o ministro, a diminuição do tráfego no Santos Dumont acontecerá de forma gradual e garantirá maior segurança e conforto aos usuários. 

Em um primeiro momento, a medida pretende reduzir o fluxo no terminal aéreo da capital fluminense para 9 milhões de passageiros ainda este ano, com meta para 8,5 milhões no ano que vem.

Em abril, a Infraero, administradora do Santos Dumomt, anunciou aumento de 54,5% da capacidade, para 15,3 milhões de passageiros por ano. A ampliação foi alvo de críticas do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e também do ministro Márcio França. Deste então ambas as esferas públicas vem discutindo soluções e alternativas para equilibrar as operações em ambos os aeroportos.

Concedido em 2013 por R$ 19 bilhões, para o consórcio RIOgaleão liderado pela Changi, o aeroporto do Galeão possui uma capacidade declarada para atender 35 milhões de pessoas por ano. A administradora sinalizou que poderá desistir da devolução da concessão que é válida até 2039.

Caso não haja uma solução com a concessionária, o terminal aéreo será relicitado, processo que já foi feito com o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 30/05/2023, às 12h23


Mais Notícias