Uma parceria entre a Abear e o Decea para a otimização do espaço aéreo economizou milhões de litros de combustível em 2022
Um trabalho colaborativo entre a Associação Brasileira das Empresas Aéreas e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo para a otimização de rotas no espaço aéreo rendeu uma economia de 35,8 milhões de litros de querosene de aviação entre os meses de janeiro a novembro de 2022.
O volume, que representou uma redução de emissão de 92,7 milhões de kg de CO2 na atmosfera, seria suficiente para abastecer pouco mais de 1.300 Boeing 737-800, o que equivale ao dobro da frota da companhia aérea norte-americana Southwest Airlines, além de viabilizar mais de 17 mil voos da Ponte Aérea Rio-São Paulo.
Segundo o consultor da Diretoria de Segurança e Operações de Voo da Abear, Nilo Azevedo, afirma que esses resultados foram obtidos por meio de um esforço colaborativo que vem sendo realizado com o Decea desde a fundação da entidade, em 2012. De acordo com Azevedo, a participação das Empresas Aéreas com o Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (Gepea) tem sido fundamental para os resultados obtidos.
Desde 2020, essa parceria permitiu a criação de 271 rotas opcionais, sendo 145 apenas no ano passado. São rotas mais diretas entre a origem e o destino, o que resulta na economia de combustível e na redução de emissões de CO2.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/02/2023, às 09h06
+lidas