A espanhola Iberia comprou 110 mil toneladas de combustível sustentável que serão usados por cinco anos
A Iberia assinou um acordo com o fornecedor norte-americano de biocombustíveis e de produtos químicos para a compra de 22 mil toneladas de combustível de aviação sustentável (SAF) por ano, totalizando 110.700 toneladas no final de cinco anos.
A aquisição, segundo a companhia, é o suficiente para reduzir as emissões de CO2 em até 353 mil toneladas. Espera-se que os motores de suas aeronaves sejam movidos por 45% de SAF nas rotas de Madri (MAD) para dois destinos na costa oeste dos Estados Unidos até 2028.
“O SAF é a melhor solução para avançar na descarbonização do setor da aviação, enquanto outras tecnologias são desenvolvidas. (...) Este é um desafio global que deve ser enfrentado à escala global e que exige a máxima colaboração público-privada possível”, de acordo com a Diretora de Sustentabilidade da Iberia, Teresa Parejo.
Nos primeiros voos para Dallas (DFW), San Francisco (SFO) e Washington (IAD), nos Estados Unidos, em junho de 2022, a companhia aérea, mediante uma parceria com uma grande companhia energética, realizou os seus primeiros voos de longo curso com biocombustível produzido em Espanha a partir de resíduos biológicos.
Com estes três voos, utilizando um Airbus A330-200, a Iberia reduziu as emissões de CO2 em 125 toneladas, utilizando 2% de SAF como combustível.
Marcel Cardoso
Publicado em 08/02/2023, às 09h15
+lidas