AERO Magazine
Busca

Da cana de açúcar para o céu de brigadeiro

Parceria pode viabilizar o etanol como combustível de aviação

Parceria entre a United Airlines e outras empresas pode viabilizar o etanol como combustível de aviação no futuro


Se o projeto for bem-sucedido, os primeiros aviões movidos a etanol voarão comercialmente em 2028 - Divulgação
Se o projeto for bem-sucedido, os primeiros aviões movidos a etanol voarão comercialmente em 2028 - Divulgação

A United Airlines, e as empresas Tallgrass e Green Plains Inc. anunciaram uma nova joint venture para desenvolver e depois comercializar uma nova tecnologia de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) que usa etanol como matéria-prima. 

Se a tecnologia for bem-sucedida, uma instalação piloto da chamada Blue Blade Energy (Energia da Lâmina Azul, em tradução literal) poderá ser construída em 2024, seguida por uma instalação em grande escala que poderá iniciar as operações comerciais em 2028. O contrato de aquisição poderia fornecer SAF suficiente para voar mais de 50 mil voos entre os centros de operação (hubs) da companhia aérea norte-americana em Chicago (ORD) e Denver (DEN).

A nova tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório Nacional do Pacífico Noroeste do Departamento de Energia dos EUA. O SAF, que usa matéria-prima que não é derivada do petróleo, é uma alternativa de baixo carbono ao combustível de aviação tradicional que oferece até 85% menos emissões de gases de efeito estufa.

"A produção e uso do SAF é a ferramenta mais eficaz e escalável que a indústria aérea tem para reduzir as emissões de carbono e a United continua liderando o caminho", disse o presidente da United Airlines Ventures, Michael Leskinen. "Uma vez operacional, a Blue Blade Energy tem o potencial de criar a maior fonte de SAF da United, fornecendo 135 milhões de galões de combustível anualmente", concluiu.

Embora a instalação inicial do SAF pretenda usar etanol, a tecnologia tem a capacidade de funcionar com qualquer matéria-prima à base de álcool como fonte de combustível.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/02/2023, às 08h51


Mais Notícias