Embraer 190-E2 de propriedade da Crefisa está em manutenção nos Estados Unidos
O Palmeiras voltará a utilizar o Embraer 190-E2 da Placar Linhas Aéreas ao longo da temporada de 2024, disse anteontem (16), Leila Pereira, presidente da equipe alviverde.
O retorno das operações com o E190-E2 ainda não tem uma data definida, já que o avião matrícula PS-LMP está em manutenção, em meio ao problema que afeta o motor Pratt & Whitney PW1919G.
"Não está utilizando agora, porque o avião está no departamento médico. Assim que estiver de volta, vai voltar a usar a aeronave", disse Leila Pereira.
O defeito decorre de uma contaminação no pó metálico utilizado na produção de certas peças e componentes da série de motores de última geração Gear Turbo Fan (GTF) que equipam aviões das famílias Airbus A220, A320neo e Embraer E2.
No início deste mês, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), propôs inspeções ultrassônicas para verificar se há rachaduras em certos estágios da turbina de alta pressão (HPT) e no compressor de alta pressão (HPC).
Uma diretriz de aeronavegabilidade (AD) deve ser publicada em fevereiro pelos reguladores norte-americanos, com todas as orientações necessárias aos operadores do bimotor.
O PS-LMP foi entregue à instituição financeira Crefisa em junho de 2023, com o Palmeiras estreando o avião em agosto do ano passado, na rota entre Sorocaba e o Rio de Janeiro, antes de partida válida pelo campeonato brasileiro.
O bimotor facilitará a logística do atual campeão brasileiro, incluindo voos internacionais, já que a equipe alviverde disputará a Libertadores. O verdão entra em campo no próximo domingo (21), contra o Novo Horizontino, em jogo da primeira rodada do Paulistão 2024.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 18/01/2024, às 09h00
+lidas