AERO Magazine
Busca

Osprey cargueiro

Osprey se torna nova aeronave cargueira dos porta-aviões dos EUA

Aeronave substituirá os veteranos C-2A Greyhound em uso desde os anos 1960


Novo CMV-22B deverá substituir os atuais C-2A Greyhound em uso desde os anos 1960

Versão cargueira do V-22 Osprey passou a ser empregado como aeronave de transporte de pessoal e carga nos porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos (US Navy). A entrega do primeiro exemplar ocorreu na segunda-feira (10), de uma encomenda de 48 aeronaves.

Há quase 60 anos a aeronave usada pela marinha tem sido o turbo-hélice C-2A Greyhound, fabricado pela Northrop Grumman, que será substituído CMV-22B, a designação oficial para aa versão de transporte dedicada aos porta-aviões do Osprey. A aeronave é uma variante de transporte pessoal e carga do tiltrotor V-22 Osprey, produzido pela Bell em parceria com a Boeing.

LEIA TAMBÉM

"O CMV-22B oferece mais recursos não apenas para a missão de transporte a bordo dos porta-aviões, mas para o combate de alto nível", disse Dewon Chaney, capitão da US Navy. "Estamos ansiosos para incorporá-lo à frota e mostrar sua imensa capacidade e flexibilidade".

CMV-22B é a única aeronave capaz de transportar o motor completo do F-35 

O CMV-22B será alocado nas estações navais de North Island, em San Diego na California, e em Norfolk, na Virgnia, na Costa Leste do país. O treinamento dos fuzileiros navais ficará a cargo dos membros da US Navy.

Dados oficiais apontam que aeronave é capaz de transportar mais de 2,7 toneladas de carga a uma distância de 1.850 km, além da já conhecida capacidade para decolar e pousar na vertical, fato considerado fundamental para a operação embarcada, graças a necessidade de menor infraestrutura a bordo necessária. O CMV-22B é ainda a única aeronave capaz de levar componentes do motor de um caça F-35C diretamente para os porta-aviões.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Gabriel Benevides
Publicado em 12/02/2020, às 16h30 - Atualizado às 18h29


Mais Notícias