AERO Magazine
Busca

Veteranos em ação

Os cinco aeroportos mais antigos em operação no mundo

Conheça os cinco aeroportos decanos que ainda estão em operação. Quatro deles estão na Europa


O aeroporto mais antigo em operação no mundo está nos Estados Unidos e existe há 115 anos - Google Earth
O aeroporto mais antigo em operação no mundo está nos Estados Unidos e existe há 115 anos - Google Earth

O crescimento da aviação civil ao longo do último século impulsionou a construção de aeroportos em todo o mundo. Alguns deles permanecem em operação desde os primórdios da aviação. Confira os cinco aeroportos mais antigos do mundo que ainda estão em funcionamento:

5 - Roma/Ciampino (CIA)

O aeroporto de Roma Ciampino (CIA), na Itália, iniciou suas operações em 1916. Ele foi o principal aeroporto da capital italiana até 1960, quando os voos comerciais foram transferidos para o aeroporto Leonardo da Vinci-Fiumicino (FCO).

Atualmente, Ciampino conta com um terminal e dezesseis portões de embarque. Por décadas, atendeu apenas voos charter e VIP, mas, desde 2007, companhias de baixo custo passaram a utilizá-lo, conectando-o a diversos destinos na Europa.

4 - Bremen (BRE)

O aeroporto de Bremen (BRE), na Alemanha, foi inaugurado em 1913, com foco em operações para aeronaves, e não para dirigíveis, como era comum na época. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi controlado pelos militares, mas os serviços comerciais voltaram em 1920, com voos da KLM partindo do aeroporto de Schiphol (AMS), em Amsterdã.

Nos anos 1930, o terminal foi expandido. Após a Segunda Guerra Mundial, voltou a operar voos comerciais, recebendo a Lufthansa na década de 1950. Hoje, atende mais de 1,8 milhão de passageiros anualmente, conectando-os a destinos de negócios e turismo na Europa.

3 - Bucareste Băneasa Aurel Vlaicu (BBU)

Fundado em 1912, o aeroportointernacional Bucareste Băneasa Aurel Vlaicu (BBE), na Romênia, foi originalmente uma escola de aviação criada por George Valentin Bibescu. Seu terminal atual, construído em 1952, possui um design inspirado em uma hélice de avião.

O aeroporto funcionou como hub doméstico da companhia aérea Tarom até o início dos anos 2000. Após a consolidação das operações da empresa no aeroporto Henri Coandă (OTP), BBE tornou-se popular entre companhias de baixo custo. Em 2012, foi convertido em um aeroporto exclusivo para aviação executiva.

2 - Hamburgo (HAM)

O aeroporto de Hamburgo (HAM), também na Alemanha, começou a operar em 1911. Entre 2001 e 2009, passou por uma reforma de US$ 370 milhões (R$ 2,26 bilhões), que incluiu novos terminais e integração com o sistema de metrô da cidade.

Hoje, o aeroporto conecta mais de 125 destinos na Europa, além de Dubai (DXB) e Doha (DOH). Ele também é operado por companhias como Emirates e Qatar Airways, responsáveis por suas rotas de longa distância. Em 2022, o aeroporto movimentou mais de 13 milhões de passageiros.

1 - College Park (CGS)

Localizado em Maryland, nos Estados Unidos, o aeroporto de College Park (CGS) foi inaugurado em 1909. Foi escolhido como local para treinamentos conduzidos por Wilbur Wright com oficiais do Exército dos EUA.

Considerado o "berço da aviação", o terminal abriga o Museu de Aviação de College Park, inaugurado em 1981. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, as operações do aeroporto foram limitadas por questões de segurança devido à proximidade com Washington, capital norte-americana.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/01/2025, às 10h00


Mais Notícias