Operação conjunta entre Brasil e Argentina ocorre na Argentina e também reúne militares e blindados
Helicópteros dos exércitos do Brasil e da Argentina realizam um exercício em conjunto na Operação Arandu, até a próxima sexta-feira (4). O treinemento acontece na Campo de Instrução General Ávalos, em Monte Caseros, na Argentina.
O Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAEX) deslocou seis helicópteros dos modelos HA-A Fennec e HM-4 Jaguar, do 1º Baex.
Ver essa foto no Instagram
O exercício entre os países reúne 300 militares do Brasil e 348 da Argentina. Além disso, o treinamento também inclui a presença de 34 veículos, inclundo blindados e demais equipamentos.
"O exercício manifesta a intenção de ambos os exércitos de trabalhar de forma unida em operações militares. Para isso, reunimos nossas melhores tropas e meios”, relatou o general Torres, do exército argentino.
Já do lado de Buenos Aires, destacam-se os helicópteros UH-1H do Comando de Aviação do Exército da Argentina.
Continúa el alistamiento para el #EjercicioCombinadoArandú 🇦🇷🇧🇷 Elementos de Aviación de Ejército partieron rumbo al Campo de Instrucción General Avalos en #MonteCaseros, #Corrientes. pic.twitter.com/U4iXHAGVx2
— Ejército Argentino (@Ejercito_Arg) July 30, 2023
"O exercício inclui atividades no terreno que serão executadas de forma conjunta entre ambas as forças, como lançamentos e ataques de tropa paraquedista, deslocamento de blindados, aeronaves, ataque aeromóvel e outras mobilizações de tropa", pubicou o Exército Brasileiro.
A operação Arandu foi estabelecida na XIV Conferência Bilateral, em 2020. Dois anos depois, na Argentina, foram realizadas simulações para o adestramento das forças militares de ambos os países.
Por André Magalhães
Publicado em 01/08/2023, às 08h20 - Atualizado em 02/08/2023, às 08h20
+lidas