AERO Magazine
Busca

Para missões especiais

Omni Táxi Aéreo é certificada para içamento de cargas e pessoas

A Anac certificou a Omni Táxi Aéreo para operações de içamento com guincho


Um dos modelos que a Omni possui em sua frota, o AW139, poderá fazer missões em áreas de risco ou de difícil acesso - Divulgação
Um dos modelos que a Omni possui em sua frota, o AW139, poderá fazer missões em áreas de risco ou de difícil acesso - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu certificação à Omni Táxi Aéreo para o içamento de cargas e pessoas com guincho.

A empresa é a primeira civil no Brasil a obter o feito. Ela mantém helicópteros dos modelos S92 e AW139 preparados para realizar missões em locais que não permitem o pouso da aeronave em segurança, como navios, unidades marítimas, terrenos desabitados e na selva, especialmente em operações de resgate e salvamento em situações de emergência.

"Somos o único operador (civil) capaz de realizar o resgate de pacientes em unidades marítimas, quando não for possível efetuar o pouso devido ao helideck estar fora dos limites operacionais de segurança", disse Marco Aurélio Bittencourt, Gerente Executivo de Operações da Omni.

Na Guiana, onde a empresa opera cinco helicópteros do modelo S92 e um do AW139, a empresa é certificada para realizar operações de busca e salvamento (SAR - Search and Rescue, no inglês) de cargas e pessoas. Segundo Marco Aurélio, um dos S92 é configurado com três macas e um guincho duplo, enquanto o AW139 é configurado com uma maca e um guincho single.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/08/2023, às 11h24


Mais Notícias