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Mimados e insuportáveis

Número de passageiros indisciplinados cresce no Brasil

Brasil assiste crescimento constante de casos de passageiros indisciplinados, com violência abordo de aviões


Em 2023 houve mais de um caso por dia de passageiro indisciplinado - Divulgação
Em 2023 houve mais de um caso por dia de passageiro indisciplinado - Divulgação

Os passageiros indisciplinados seguem sendo um problema sério no transporte aéreo e o número no Brasil continua alto. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) mostra que, em 2022, o número de eventos com passageiros indisciplinados bateu recorde, com 585 ocorrências.

Já nos primeiros meses de 2023 foram registrados, apenas pelas companhias aéreas associadas a Abear, 114 episódios, equivalente a mais de um caso por dia. E os números não param de crescer, para ter uma ideia, em 2019 foram 304 casos, e no ano seguinte, mesmo com a crise sanitária e a drástica redução de voos, foram contabilizados 222 episódios.

Segundo a ANAC, aproximadamente um quarto dos eventos incluem comportamento agressivo do passageiro, envolvendo agressão física e/ou ameaças.

“É um dado alarmante, que afeta todos os passageiros desses voos, pois determinados casos podem atrasar a decolagem e, em ocorrência com o avião já em rota, pode ocorrer da aeronave pousar em um aeroporto próximo”, diz Jurema Monteiro, presidente da Abear.

Além disso, um eventual atraso em um voo afeta toda a malha, com os próximos voos programados para aquele avião sendo comprometidos. Dependendo do caso, a última operação do dia pode acumular várias horas de atraso, comprometendo milhares de passageiros, muitos com viagens importantes como trabalho, cirurgia, exames médicos, entre outros.

“Isso interfere em toda a malha aérea, com atraso dos voos seguintes, impacto no tráfego aéreo e no gerenciamento de tripulação”, explica Monteiro.

Para tentar reduzir o problema a Abear e a Anac trabalham em conjunto, em um grupo de trabalho criado para analisar o tema dos passageiros indisciplinados. Entre os objetivos é rapidez na definição de regras claras para o gerenciamento dos casos, incluindo punições mais severas e que podem contemplar multas, indenização dos prejuízos e, para os casos mais graves, a proibição de voar.

“O passageiro que incita esses atos a bordo pode responder à Justiça, mas não há nenhum impeditivo para ele utilizar o transporte aéreo. A Abear acredita que procedimentos aplicados em outros países, como a no fly list usada por companhias aéreas nos Estados Unidos, que impede o passageiro de usar o transporte aéreo por determinado período, pode ser um caminho a ser seguido no Brasil, ajudando a coibir essa indisciplina dos viajantes”, pontua Jurema.

Não apenas os Estados Unidos, mas grande parte dos países da Europa e Ásia adotam listas que proíbem temporariamente ou de forma definitiva o embarque de passageiros em voos regulares. Existe casos que até estrelas da música foram impedidas, de forma perpétua, de voar em aviões comerciais.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/06/2023, às 11h18


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