AERO Magazine
Busca

Regras da OMS

Novos protocolos sanitários serão adotados em aeroportos e aeronaves

Anac e Anvisa estabeleceram procedimentos restritivos e obrigatoriedade de uso de máscaras em toda a viagem


Novas regras sanitárias devem trazem mais segurança para passageiros e funcionários durante a pandemia

A Anac publicou novas medidas sanitárias para a aviação civil brasileira, envolvendo regras para o serviço de bordo e os procedimentos dentro dos aeroportos, em especial com relação as filas.

As novas normas incluem a manutenção do distanciamento social de pelo menos dois metros nos aeroportos e a necessidade do uso de máscara pelos passageiros durante toda a viagem. As novas atualizações dos protocolos sanitários foram publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e estão sendo implementadas por um grupo de trabalho coordenado pela Anac, a pedido do Ministério da Infraestrutura.

LEIA TAMBÉM

As atualizações dos protocolos têm como objetivo trazer mais segurança para todos que ainda precisam se deslocar no atual cenário de pandemia de Covid-19. A nota elaborada pela Anvisa aborda vários pontos da rotina do viajante até o momento do desembarque e devem ser adotados por empresas aéreas e aeroportos em todo o território nacional.

As orientações atuais seguem vigentes e já preveem o distanciamento de pessoas, cuidados adicionais na higienização de aeroportos e aeronaves, assim como uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários do setor aéreo.

A Anac destaca também a preparação do setor aéreo para se tornar cada vez mais seguro em todo o mundo com a colaboração de tecnologias para evitar o contágio, como a filtragem de ar especial (HEPA) nas aeronaves mais modernas, responsável por capturar 99,7% das partículas ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos. Segundo a agência, todas as aeronaves operadas por empresas brasileiras contam com a tecnologia.

 Dentro das diretrizes a serem adotadas para empresas aéreas e aeroportos estão medidas como:  

    • Utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores e servidores públicos, conforme a situação;

    • Distanciamento de 2 metros entre pessoas no aeroporto;

    • Desestímulo a aglomerações nas praças de alimentação de aeroportos e em espaços de check-in de embarque e, especialmente, desembarque dentro das aeronaves;    

    • Uso de máscara por passageiros e funcionários em geral;

    • Desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, aeronaves, ônibus e demais espaços de uso comum;

    • Organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que os passageiros permaneçam sentados na aeronave no pouso e informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente da aeronave;

    • Recomendada a suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais. No caso de manutenção desse serviço, priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço.

As empresas aéreas também têm aplicado novos protocolos para atender as necessidades de saúde atuais. A Latam afirmou também que está adotando medidas sanitárias mais rígidas, seguindo as instruções da OMS, reforçando a limpeza e desinfecção desde área de atendimento aos passageiros, desinfecção proativo e periódicos nas cabines das aeronaves, bem como a limpeza dos pontos de contato frequentes (maçanetas, interruptores de luz, vasos sanitários, apoios de braços, cintos, telas, interruptores de luz e chamam janelas e bandejas) durante todas as fases de voo, além do uso obrigatório de máscaras desde a apresentação no check-in, embarque, durante o voo e no desembarque. A Gol além disso, havia tornado obrigatório o uso de máscara a bordo das aeronaves antes mesmo dos novos protocolos sanitários terem sido aprovados. Luvas e máscaras já vinham sendo distribuídas ao funcionários, além da disponibilização de álcool em gel para todos.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/05/2020, às 14h00 - Atualizado às 15h23


Mais Notícias