AERO Magazine
Busca

Pela ANAC

Novos drones chineses tiveram operação aprovada no Brasil

três novos modelos chineses de drones tiveram a operação aprovada no país pela ANAC


A aprovação dos drones de pulverização agrícola é um processo de certificação voluntária - ANAC/Divulgação
A aprovação dos drones de pulverização agrícola é um processo de certificação voluntária - ANAC/Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a utilização de três novos modelos chineses de drones para uso em pulverização agrícola no Brasil. 

Fabricados pela empresa DJI, os Agras T20P, T30 e T40 possuem pesos máximos de decolagem que variam de 58 kg a 101kg e podem transportar até 50kg, dependendo da categoria. Segundo a autarquia, os projetos aprovados reforçam as relações de cooperação na aviação entre Brasil e China. 

Todos os modelos foram aprovados para operar a 120 metros acima do nível do solo e com alcance de até 1.000 metros para operações em linha de visada visual (VLOS) ou visual estendida (Evlos). A comercialização deverá ser realizada pelo próprio fabricante no país. 

A aprovação dos drones de pulverização agrícola é um processo de certificação voluntária. A autorização concedida pela ANAC permite a operação com um Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA (CAER), que demanda uma declaração de conformidade do fabricante para cada número de série do equipamento.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/01/2024, às 09h01


Mais Notícias