AERO Magazine
Busca

EngineUS 100

Novo motor elétrico da Safran recebe certificação na Europa

O novo motor elétrico EngineUS 100 recebeu certificação de reguladores da EASA


O motor possui potência máxima de 125 kW, com uma relação peso-potência de 5 kW/kg - Safran
O motor possui potência máxima de 125 kW, com uma relação peso-potência de 5 kW/kg - Safran

A Safran anunciou na última segunda-feira (3), que obteve certificação reguladores da aviação da União Européia para o novo motor elétrico EngineUS 100, o primeiro aprovado para impulsionar aeronaves de nova mobilidade aérea.

A certificação foi obtida após uma série de testes que totalizaram 1.500 horas de testes de certificação e mais de cem horas de voo em condições reais. Este processo é resultado de quatro anos de colaboração com a EASA, com o objetivo de definir as regras de aeronavegabilidade para propulsão elétrica e os métodos necessários para avaliá-la adequadamente.

"Este foi um projeto fascinante para a EASA e o primeiro teste da nossa Condição Especial desenvolvida para a certificação de propulsão híbrida e totalmente elétrica", disse Rachel Daeschler, Diretora de Certificação do órgão.

View this post on Instagram

A post shared by Safran (@safran_group)

O EngineUS 100 é descrito como uma inovação no setor, com eletrônica de potência e controle integradas diretamente ao motor. Ele oferece vantagens como compacidade, leveza e um sistema de resfriamento a ar, o que facilita sua integração em diversas arquiteturas de propulsão. O motor possui potência máxima de 125 kW, com uma relação peso-potência de 5 kW/kg.

O fabricante prevê a produção em larga escala, com a criação de quatro linhas de produção semiautomatizadas, que estarão localizadas em Niort, na França, e em Pitstone, no Reino Unido, a partir de 2026. A capacidade inicial será de mais de 1.000 motores elétricos por ano, com possibilidade de expansão.

O equipamento foi projetado para atender a diferentes necessidades do mercado de nova mobilidade aérea, podendo ser integrado em arquiteturas como propulsão 100% elétrica para aeronaves pequenas ou propulsão híbrida-elétrica para aeronaves regionais com até dezenove passageiros, além de futuros motores híbridos-elétricos para aviões comerciais que possam transportar até 150 passageiros.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/02/2025, às 08h44


Mais Notícias