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Desenvolvimento do CFM Rise

Safran e agência aeroespacial iniciam testes de novo motor

Análises com motor em escala reduzida auxiliará no desenvolvimento de novo motor, alinhado as metas de sustentabilidade


Novo motor deve equipar aviões de fuselagem estreita em 2035 - Divulgação
Novo motor deve equipar aviões de fuselagem estreita em 2035 - Divulgação

A Safran Aircraft Engines e a agência aeroespacial francesa ONERA iniciaram hoje (19), em Modena, França, os teste em túnel de vento com um demonstrador em escala da nova geração de motores Open Fan.

Os resultados das avaliações laboratoriais na arquitetura do prótotipo reduzido na escala 1:5 será usada para desenvolver a aerodinâmica dos motores que utilizarão a tecnologia CFM Rise, a mais promissora frente as metas de sustentabilidade do setor aéreo.

Ao longo da campamha serão realizadas mais de 200 horas durante a campanha, acompanhada por simulações instalado na asa de avião demonstrador. 

De acordo com estudos iniciais, o motor aberto será capaz de reduzir o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 20% e até 80% quando combinado combustíveis sustentáveis.

A expectativa é que os novos equipamentos entrem em operação em meados da próxima década, no ano de 2035, em aviões de fuselagem estreita. Toda a campanha é supervisionada pela Autoridade Francesa de Aviação Civil (DGAC, na sigla em francês).

A Safran coproduz General Eletric coproduzem dois dos motores mais vendidos, incluindo o CFM56, destinados as aviões populares da família A320ceo e 737NG, além do LEAP, amplamente utilizado no programa do A320neo e 737 MAX.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 19/01/2024, às 15h20


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