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Novo motor da Pratt & Whitney inicia testes em voo

O novo motor da Pratt & Whitney, o GTF Advantage, será utilizado em um Airbus A320neo


Motor será testado em situações climáticas distintas, além de aeroportos em altitudes elevadas - Divulgação
Motor será testado em situações climáticas distintas, além de aeroportos em altitudes elevadas - Divulgação

A Pratt & Whitney anunciou hoje (4) que a Airbus iniciou os testes de voo de desenvolvimento do novo motor GTF Advantage em um A320neo. 

A expectativa é de que haja redução do consumo de combustível e CO2 de até 1%, em comparação com o atual modelo do GTF e ser capaz de uma melhoria de impulso de decolagem de 4% no nível do mar.

O motor pode permitir maior alcance e maior carga útil, tornando-o particularmente adequado para o A321XLR e permitindo mais destinos para companhias aéreas. Além disso, o motor oferecerá um aumento de até 8% de empuxo de decolagem em locais elevados. 

Durante os testes o GTF Advantage passará por uma variedade de ambientes, incluindo o clima quente e frio, além da operação de aeroportos de alta altitude, como os existentes no México e na Bolívia, a mais de 2.500 metros acima do nível do mar.

"Os motores GTF já oferecem o menor consumo de combustível e CO2 emissões para a família A320neo", segundo Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney. “Para as companhias aéreas, isso significa novas oportunidades de receita e melhor economia operacional.

O motor completou mais de 2.400 horas e 7.800 ciclos de testes em bancadas, incluindo um ensaios utilizando combustível de aviação 100% sustentável (SAF). A certificação deverá ocorrer no primeiro semestre de 2023.

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Marcel Cardoso
Publicado em 05/10/2022, às 13h02


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