AERO Magazine
Busca

Cooperação tecnológica

Novo caça de quinta geração poderá surgir de parceria de indianos e russos

Durante a Aero India surgiu a possibilidade de indianos e russos colaborarem no desenvolvimento de um novo e avançado caça de quinta geracão


Rússia e Índia são grandes aliados em destaque no setor de defesa - TASS/Mikhail Metzel
Rússia e Índia são grandes aliados em destaque no setor de defesa - TASS/Mikhail Metzel

A Rússia e a Índia poderão desenvolver em conjunto um caça de quinta geração. A informação foi divulgada por Alexander Mikheev, CEO da Rosoboronexport , a agência russa de exportação de armas, durante o Aero India 2023.

Essa não é a primeira tentativa de russos de indianos trabalharem juntos em um caça avançado, mas não foram revelados detalhes da proposta, apenas que o avião seria desenvolvido nas instalações da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), na Índia. 

"A Rússia está pronta para continuar a cooperação nesta esfera [produção conjunta], inclusive no que diz respeito ao caça de quinta geração, e produzir novos aviões após assinar o contrato nas instalações da HAL. Isso depende das decisões do lado indiano", disse Mikheev.

Nos anos 2000 a Rússia trabalhou com a Índia na fase inicial do programa PAK FA, que deu origem ao Sukhoi Su-57, mas os indianos deixaram o projeto ainda na fase de definição de conceitos.

O Su-57 é o caça é o mais moderno do arsenal russo e está sendo gradualmente incorporao à frota. Em 2021 o país já anunciou um novo avião, o Su-75 Checkmate, um monomotor de quinta geração que pode transportar uma carga últil de 7 toneladas, atingir velocidades de Mach 1.8 (aproximadamente 2.200 km/h) e alcance de 3.000 km. Todavia, a proposta inicial era que o Checkmate fosse destinado apenas ao mercado internacional, como uma versão acessível do Su-57. Nos últimos meses os russos tem afirmado que avaliam também operar com o Su-75.

A Índia também tem histórico de produção de aeronaves com tecnologia própria, por exemplo, o HAL Tejas, um caça de quarta geração plus. Ainda na seara de produtos da empresa estão drones, jatos treinadores, entre outros.

Os indianos se destacam atualmente pela alta capacidade no desenvolvimento de sistemas eletrônicos e softwares avançados, ainda hoje um campo de domínio limitado na indústria russa.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 16/02/2023, às 09h30


Mais Notícias