AERO Magazine
Busca

Bateria de certificação

Novo avião russo realiza ensaio em pista alagada

MC-21 está realizando ensaios finais para obter a certificação russa e europeia


Imagens de ensaio em pista alagada são uma das mais famosas durante a campanha de ensaios de um avião

A russa Irkut iniciou os testes do MC-21-300 em condições presença de água na pista. O ensaio tem como objetivo validar o projeto da aeronave quanto a ingestão de água pelos motores. A manobra foi realizada no aeródromo"Ulyanovsk-Vostochny.

Para o ensaio as equipes montaram uma área alagada, com mais de 70 metros de comprimento e mais de 20 metros de largura, utilizando uma estrutura de borracha que permite alagar a área e o avião vencer a barreira física de contenção.

Os parâmetros da "piscina" fornecem uma profundidade de água normalizada, de acordo com os requisitos russos e internacionais, estabelecidos para esses tipos de testes. Usualmente alguns poucos centímetros de água são acumulados, o suficiente para criar uma condição extrema de operação. As imagens geradas estão entre as mais famosas da campanha de ensaios em voo.

Dentro de alguns o protótipo do MC-21-300 fará mais uma série de testes na água, empregando uma ampla gama de velocidades e modos de potência diferente nos motores, incluindo o uso de reverso.

Os testes permitirão valida que durante o movimento da aeronave a água não atrapalha o funcionamento dos motores, além de não ser capaz de danificar elementos estruturais, sistemas e equipamentos da aeronave.

Os resultados dos testes são registrados por um complexo de equipamentos de medição a bordo, assim como câmeras externas instaladas na estrutura do avião, além de outras montadas no solo. Todos os ensaios são acompanhados por engenheiros especialistas em ensaios, bem como por representantes da autoridade de certificação e especialistas da Irkut.

Os testes são conduzidos como parte do programa de certificação de aeronaves MC-21-300, de acordo com os padrões de aeronavegabilidade russos e europeus.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/07/2020, às 15h30 - Atualizado às 15h55


Mais Notícias