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Labace 2019

Novo avião da Embraer recebe certificação de tipo

Praetor 500 foi certificado pela Anac durante o primeiro dia da Labace


Acontece na Labace 2019 by  

A Embraer recebeu durante a Labace o Certificado de Tipo para o Praetor 500, concedido pela Anac. O modelo é o mais novo avião de negócios da Embraer, sendo uma evolução do Legacy 450.

Lançado no fim do ano passado durante a NBAA-BACE 2018, que ocorreu em Orlando, nos Estados Unidos, o Praetor 500 oferece alcance intercontinental de 3.340 nm (6.186 km, com quatro passageiros e reservas NBAA IFR), com velocidade de cruzeiro de 466 nós e uma capacidade de carga de 726 kg com tanques cheios. Segundo dados do fabricante, o avião exige comprimento de pista para decolagem de 1.287 metros e para pouso de 636 metros, sendo que para um voo de 1.000 milhas náuticas (1.852 km) o comprimento de pista para decolagem é de 867 metros.

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“A certificação do Praetor 500 é uma realização que nos dá ainda mais motivo para celebrarmos os nossos 50 anos de história”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

O Praetor 500 é atualmente o único modelo de sua classe com controle de voos full fly-by-wire e conectividade via banda Ka. Em uma configuração padrão o modelo é capaz de realizar voos diretos em todo os Estados Unidos continental, podendo voar de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York, ou ainda partindo de Los Angeles para São Paulo, com uma só parada. Saindo da capital paulista pode chegar até Paris com uma escala para reabastecimento.

Assim como o Praetor 600, o modelo possui uma cabine de piso plano com 1,80 metro de altura, piso de pedra e toalete a vácuo. A configuração padrão permite que quatro das poltronas sejam transformadas em duas camas.

O Praetor 500 está equipado com suíte aviônicos Pro Line Fusion da Collins Aerospace, que inclui recurso de exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento, além de opções como o E2VS (Embraer Enhanced Vision System) com HUD (Head-up Display), Inertial Reference System e Synthetic Vision Guidance System.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/08/2019, às 10h00 - Atualizado em 21/08/2019, às 11h24


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