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Novo avião da Embraer realiza o primeiro voo

Primeiro voo com o novo E-Freighter marca entrada da Embraer no mercado de aviões cargueiros


Primeiro E-Freighter é derivado do E190 de primeira geração - Embraer
Primeiro E-Freighter é derivado do E190 de primeira geração - Embraer

A Embraer realizou o primeiro voo do seu novo avião cargueiro, o E190F, chamado também de E-Freighter, que é uma opção de conversão para os E-Jet de primeira geração. O voo inaugural ocorreu a partir de São José dos Campos, com duração aproximada de duas horas, onde foi realizada uma completa avaliação da aeronave.

Segundo a Embraer, a campanha de certificação validará uma série de parâmetros relacionados a conversão do avião, que deixou de transportar passageiros e recebeu grandes mudanças estruturais, como ampla porta de cargas, reforço na fuselagem e piso. A expectativa é obter o Certificado de Tipo ainda este ano.

Antes de realizar o primeiro voo, o avião realizou, de forma bem-sucedida, os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas. Etapas fundamentais para o avanço da campanha de ensaios.

A primeira aeronave pertence à Regional One, companhia de leasing dos Estados Unidos, e será utilizado principalmente em rotas com ampla demanda por encomendas expressas, que em geral apresentam pequeno volume e baixo peso, sobretudo das vendas do comércio eletrônico. Se combinada a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.

“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do setor de e-commerce por transporte de carga”, afirmou Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com o avanço rápido do período de testes do E190F e do E195F, que serão ferramentas importantes para nossos clientes atuarem de forma mais ágil e descentralizada”.

Lançado em 2022, o E-Freighter é um programa de conversões da família E-Jet para o transporte cargueiro, que contou com a participação de uma rede global superior a quarenta fornecedores e mais de 600 funcionários da Embraer, que dedicaram mais de 500 mil horas ao desenvolvimento do projeto.

Segundo a Embraer, os E-Jets oferecem algumas vantagens em relações aos turboélices regionais, amplamente utilizados ao redor do mundo. Os principais destaques são o ganho de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance médio de turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/04/2024, às 13h51


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