AERO Magazine
Busca

Navegação Aérea

Nove radares de controle de tráfego aéreo no Brasil serão modernizados

Contrato com a Ciscea prevê atualização de nove radares e reforça vigilância aérea no interior de São Paulo


Contrato com a Força Aérea inclui nova estação radar em Presidente Prudente e amplia para 133 o número de radares da Thales em operação no país - Thales
Contrato com a Força Aérea inclui nova estação radar em Presidente Prudente e amplia para 133 o número de radares da Thales em operação no país - Thales

A Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, assinou contrato com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) para modernizar nove radares de tráfego aéreo no país e instalar uma nova estação radar em Presidente Prudente (SP).

A iniciativa faz parte do plano de renovação da infraestrutura do Decea, da Força Aérea Brasileira e com isso, o número de radares de controle de tráfego aéreo da Thales em operação no espaço aéreo brasileiro chega a 133.

Os sistemas modernizados contarão com tecnologia de detecção tridimensional para alvos de baixa e alta velocidade, além da integração dos sistemas Mode S e ADS-B, que aprimoram a identificação de aeronaves cooperativas e não cooperativas. Os equipamentos também receberão recursos de proteção eletrônica para garantir desempenho mesmo em ambientes com interferência eletromagnética.

Segundo o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, diretor-geral do Decea, a iniciativa é um passo estratégico para garantir maior confiabilidade operacional e alinhamento com as exigências atuais do controle de tráfego aéreo. O radar instalado em Presidente Prudente é classificado como Produto Estratégico de Defesa (PED) pelo Ministério da Defesa e fabricado na unidade da Omnisys próxima à capital paulista.

A nova estação do aeroporto paulista, o terceiro mais movimentado do interior do estado, conta com radares primário TRAC NG e secundário RSM NG montados em conjunto, com capacidade futura para identificação amigo-inimigo (IFF). A expectativa é de que o novo sistema melhore a vigilância aérea e a eficiência operacional da região.

De acordo com Eric Huber, vice-presidente de radares de superfície da Thales, o contrato reforça o compromisso da empresa com a segurança do espaço aéreo brasileiro, consolidando a presença da companhia no país.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/05/2025, às 09h51


Mais Notícias