AERO Magazine
Busca

Mercado

Leonardo, Airbus e Thales negociam aliança europeia de satélites

A aliança europeia veio em meio ao aumento da pressão dos EUA sobre os aliados para fortalecer suas capacidades militares


A busca por alternativas ao Starlink, da SpaceX, também impulsiona a iniciativa - Leonardo
A busca por alternativas ao Starlink, da SpaceX, também impulsiona a iniciativa - Leonardo

A Leonardo planeja anunciar uma aliança estratégica com a Airbus e a Thales nos próximos meses no setor espacial, visando criar um serviço de internet via satélite. A consideração acontece em meio ao aumento da pressão dos Estados Unidos sobre os aliados para fortalecer suas capacidades militares.

A busca por alternativas ao Starlink, da SpaceX, também impulsiona a iniciativa. O serviço de internet via satélite tem sido fundamental para a Ucrânia no conflito com a Rússia. No entanto, alguns países europeus têm reconsiderado sua dependência da tecnologia da empresa de Elon Musk. Em março, a Itália suspendeu negociações com a SpaceX para um sistema de comunicações seguras, após críticas políticas sobre a parceria.

Em entrevista à CNBC norte-americana, Roberto Cingolani, CEO da Leonardo, disse que as empresas estão avaliando sinergias e a viabilidade de mercado para o projeto, além de considerar questões regulatórias antitruste e que a prioridade em tempos de emergência deve ser a segurança global, mais do que a busca pelo menor custo.

Cingolani acrescentou que a motivação para um acordo é forte e que um plano de negócios deverá ser apresentado em breve, porém, a iniciativa europeia não pretende competir diretamente com o Starlink, mas sim oferecer uma alternativa regional.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/04/2025, às 09h16


Mais Notícias