AERO Magazine
Busca

A esperada volta por cima

Rússia avança no desenvolvimento de aeronave capaz de rivalizar com a Airbus e a Boeing

Terceiro protótipo do MC-21 é concluído e programa avança no cronograma esperado


A russa Irkut concluiu a construção do terceiro protótipo do MC-21-300, destinado a testes de voo. A aeronave foi transferida das instalações de montagem final para a unidade de testes em voo, onde uma série de ensaios prévios serão realizados antes do modelo ser declarado apto para voar.

Recentemente o primeiro protótipo para os ensaios estáticos foi entregue para o centro de tecnologia aeronáutica de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. O icônico aeroporto também está sendo utilizado na condução dos ensaios em voo do modelo.

A expectativa é que o quarto protótipo seja concluído em 2019 e a Irkut espera certificar o MC-21-300 em 2020, iniciando na sequencia as primeiras entregas. Atualmente a maior parte das encomendas foram realizadas por empresas russas, como a Aeroflot.

A UAC, estatal que engloba uma série de fabricantes aeronáuticas - incluindo a Irkut - tem mostrado otimismo em relação a nova perspectiva da indústria aeroespacial russa. Após o colapso da União Soviética a indústria russa passou por uma série de graves crises, mas nos últimos anos Moscou passou a estabelecer novas metas para a indústria do país, focando em obter máxima excelência em projetos e construção. O objetivo é elevar, pela primeira vez na história, os produtos russos ao mesmo nível dos modelos ocidentais, incluindo em tecnologia embarcada, eficiência operacional e suporte pós-venda.

O ambicioso programa MC-21 espera oferecer ao mercado uma aeronave com qualidades e caracteristicas de voo superiores aos atuais Airbus A320neo e Boeing 737 MAX.

Uma curiosidade, por questões idiomáticas, por algum tempo a Irkut apresentou o MC-21 como MS-21, visto que a letra “C” no alfabeto cirílico é equivalente ao “S” no alfabeto latino.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/12/2018, às 16h00 - Atualizado às 16h17


Mais Notícias