AERO Magazine
Busca

50 anos da humanidade na Lua

NASA restaura o último foguete Saturn IB do mundo

Foguete pode ser visto de perto no Kennedy Space Center Visitor Complex, na Flórida


O foguete Saturn IB em destaque (na horizontal), ao lado de outros foguetes simbólicos do programa espacial dos Estados Unidos

Os visitantes do complexo no Kennedy Space Visitor, da Nasa, na Flórida, terão a oportunidade de ficar diante do último foguete Saturn IB configurado para voo. O gigante foi recém restaurado e foi exposto no Rocket Garden, onde já se encontram outros foguetes do programa espacial norte-americano.

Com 67 metros de altura, o imponente foguete é um predecessor do Saturn V, que levou o homem à Lua, e foi lançado ao espaço nove vezes entre 1966 e 1975.

LEIA TAMBÉM

O processo de restauração do Saturn IB foi iniciado em julho de 2018 e segundo os responsáveis, nenhuma polegada dele passou intacta. A equipe envolvida no projeto passou vários meses no planejamento antes do início do trabalho no local. Quase todas os estágios do foguete foram desmontados para permitir acesso total às seções internas, que recebeu novas camadas de tinta para protegê-lo da umidade e do calor, além de ter sido completamente selado para assegurar que nenhum animal selvagem ou a água da chuva entre em sua parte interna, já que está exporto ao ar livre no Rocket Garden, localizado na área externa do complexo.

“Desmontar o foguete nos deu acesso a todos os seus cantos e recantos. Tínhamos apenas uma chance para fazer isso e tivemos que fazer certo”, disse Jennifer Mayo, gerente sênior de exposições e artefatos.

"Esses foguetes são muito pessoais para essa comunidade, não apenas para o Kennedy Space Center Visitor Complex, mas para o condado de Brevard em geral. Você tem pessoas que trabalharam, ganharam a vida e que têm muitas memórias pessoais com essas construções”, comentou Mayo.

A Nasa possui atualmente no Kennedy Space Visitor Complex a maior parte dos artefatos utilizados durante a corrida espacial entre as décadas de 1950 e 1970. Os principais destaques são o foguete Saturn V e a capsula da Apollo 14 e o carro de teste da sonda lunar. Além disso, o ônibus espacial (STS) Atlantis, também pode ser visto no complexo.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 15/08/2019, às 11h00 - Atualizado às 11h50


Mais Notícias