AERO Magazine
Busca

Da Airbus para a Lua

Nasa recebe dois novos helicópteros da Airbus

Aeronaves serão empregadas em suporte as missões lançadas no Kennedy Space Center


Helicópteros vão apoiar diversos trabalhos conduzidos pela Nasa no Cabo Canaveral

A Nasa recebeu da Airbus dois novos helicópteros H135 que serão utilizados em segurança aérea em lançamentos de foguetes, serviços médicos de emergência, pesquisa e transporte qualificado de passageiros.

Os helicópteros vão operar no no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida. Uma terceira aeronave deverá ser entregue no início de 2021. Ainda em outubro um dos H135 escoltará os membros do Crew Dragon da SpaceX até a histórica plataforma de lançamento 39A, de onde partirão para uma expedição de seis meses à Estação Espacial Internacional.

Os H135 também apoiarão os esforços para preparar e executar a expedição Artemis, que deve retornar a Lua e deverá ser a primeira missão tripulada por uma mulher com destino ao satélite natural da Terra.

"Como a NASA buscava renovar sua frota de helicópteros, o H135 foi selecionado devido ao seu desempenho, capacidade e habilidade de atender às nossas necessidades enquanto olhamos para o futuro do lançamento espacial tripulado", afirmou David Ramsey, chefe de operações de voo do Kennedy Space Center da Nasa. "Durante os próximos anos, esses helicópteros não apenas apoiarão missões de segurança e de rotina no Kennedy Space Center, mas também apoiarão nossos astronautas e tripulação enquanto lançam missões importantes para a ISS, a Lua e além".

Os helicópteros foram adquiridos por meio do acordo da Administração de Serviços Gerais do Governo dos Estados Unidos com a Davenport Aviation, uma pequena empresa certificada especializada no fornecimento de equipamento aeroespacial para agências governamentais.

A Nasa também assinou recentemente um contrato de suporte de US$ 15 milhões por até dez anos, no qual a Airbus Helicopters dará suporte total à frota H135 da agência, incluindo operações de manutenção e voo com dois pilotos, dois mecânicos e um gerente de programa local no Kennedy Space Center.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/10/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h08


Mais Notícias