AERO Magazine
Busca

Além de política

NASA e SpaceX lançaram missão com astronauta russa a bordo

Missão da Nasa ignora tensões geopolíticas e a bordo estão dois norte-americanos, um japonês e uma russa


Acordo entre NASA e SpaceX possibilitou volta de lançamentos tripulados a partir dos EUA - NASA
Acordo entre NASA e SpaceX possibilitou volta de lançamentos tripulados a partir dos EUA - NASA

A NASA e a SpaceX lançaram hoje (5), a partir do Cabo Canaveral, a missão Crew-5, que levará até a Estação Espacial Internacional (ISS, na siga em inglês) uma tripulação multinacional de quatro pessoas, sendo dois norte-americanos, um japonês e uma russa. 

O foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon, da SpaceX — empresa de Elon Musk contratada pela Nasa para lançamentos espaciais, foi lançada a partir da lendária plataforma 39A no Kennedy Space Center, na Flórida, por volta das 13h, horário de Brasília.

Com céu claro e condições climáticas ideais, a nave partiu sem maiores contratempos e deverá acoplar na ISS nas próximas horas.

Os astronautas da agência espacial dos Estados Unidos são Nicole Mann e Josh Cassada, da agência espacial japonesa (JAXA) é Koichi Wakata, e da agência espacial russa (Roscosmos) é a comonauta Anna Kikina.

A novidade da missão é a presença de uma pessoa de nacionalidade russa, marcando assim o primeiro lançamento das missões Crew com cosmonautas. O acordo faz parte de uma ampla cooperação internacional, onde a NASA e a Roscosmos realizam transporte de tripulantes e cargas de ambos os países, assim como de nações parcerias da ISS.
Astronautas de outras nacionalidades já foram enviados ao espaço em missões passadas pela SpaceX.

As viagens tripuladas para a ISS fazem parte de um rodízio, geralmente, a cada seis meses, quando uma nova tripulação é enviada à estação espacial, ao mesmo tempo que outra retorna a Terra.

Depois da aposentadoria dos Ônibus Espaciais (Space Shuttles), em 2011, a NASA firmou um acordo mais amplo com a Rússia para lançar seus astronautas a partir das espaçonaves Soyuz. Esta dependência dos norte-americanos ocorreu até a volta dos lançamentos próprios, com o contrato já em vigor da SpaceX.

Anteriormente, a NASA enviou diversos cosmonautas ao espaço a bordo de seus Ônibus Espaciais. Agora a Boeing deverá também realizar lançamentos pela NASA, assim que sua nave for considerada adequada.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 05/10/2022, às 11h10 - Atualizado às 13h22


Mais Notícias