Novos helicópteros Prachand serão utilizados em missões de combate leve e foram desenvolvidos com tecnologia da indústria aeronáutica da Índia
A Índia apresentou ontem (3) seus novos helicópteros de ataque leve, desenvolvido com tecnologia própria. A força aérea indiana trabalhou em conjunto com a indústria local para criação do Prachand.
O helicóptero foi desenvolvido pela companhia estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL), dentro do projeto Light Combat Helicopter.
A Força Aérea da Índia (IAF, na sigla em inglês) deverá receber dez unidades do Prachand e o exército outros cinco.
A cerimônia de apresentação dos helicópteros foi contou com a presença do ministro da Defesa, Rajnath Singh e do chefe do Estado-Maior do Ar, marechal VR Chaudhari.
नाम है ‘प्रचंड’ pic.twitter.com/dCa3WGvw9A
— Rajnath Singh (@rajnathsingh) October 3, 2022
O Prachand foi desenvolvido pela HAL com foco principal em missões de ataque leves, diferente de outros helicópteros de combate, como o norte-americano AH-64 Apache, destinado para apoio aéreo aproximado e ataques com maior poder de fogo.
O helicóptero indiano tem um peso de 5,8 toneladas, é equipado com um canhão de 20 mm, sistemas de foguetes entre outros armamentos.
Além disso, o Prachand dispõe de modernos sistemas eletrônicos, como radar, recursos furtivos, proteção blindada, capacidade de ataque norturno, entre outros.
Por André Magalhães
Publicado em 04/10/2022, às 11h20
+lidas