AERO Magazine
Busca

Avanço da tecnologia

Caça de fabricação indiana avança nos testes

HAL Mk 1A Tejas é um caça indiano voltado ao ataque leve e treinamento de novos pilotos


Caça será degrau para pilotos que almejam voar os avançaso Su-30 MKI e Dassault Rafale - Divulgação
Caça será degrau para pilotos que almejam voar os avançaso Su-30 MKI e Dassault Rafale - Divulgação

A Índia segue realizando testes com o caça HAL Mk 1A, de produção local. A HAL, fabricante do avião, ampliou o leque de ensaios em voo, mas não revelou quais campanhas estão sendo realizadas.

De acordo com o site Aviacionline, uma fonte que pedidu anônimato, disse que testes de voo estão em andamento, mas todos foram mantidos em segredo.

Supostamente foram realizadas mudanças no projeto, que elevou o avião para variante Mk 1A. Os devidos testes estão sendo feito na aeronaves de número SP25, a mais recente da frota.

"Esta aeronave foi modificada para o padrão Mk 1A e servirá como plataforma de teste para a linha de produção do Mk 1As”, disse a fonte da HAL, em nota publicada pelo site Janes.

Mais detalhes não foram repassados, mas foi informado que os caças devem ser entregues à Força Aérea Indiana (IAF, na sigla em inglês) dentro do cronograma, previsto para 2024.

A IAF tem planos de operar até 40 unidades do Tejas em um esquadrão inicial, com outros 83 aviões alocados em mais quatro esquadrões.

O jato é uma importante peça para missões de ataque leve e treinamento de novos pilotos que almejam voar aeronaves de ponta, como o Su-30MKI e o Dassault Rafale.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 05/08/2022, às 13h35


Mais Notícias