O HTT-40 será a base da formação inicial dos pilotos militares da força aérea da Índia
A aeronave de treinamento básico Turbo Trainer-40 (HTT-40), da indiana Hindustan Aeronautics, recebeu o certificado de homologação do Centro de Aeronavegabilidade e Certificação Militar (Cemillac, na sigla em inglês), da Índia.
A informação foi compartilahda pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), no último dia 6 de junho. O modelo visa modernizar a capacidade de treinamento da força aérea da Índia, que tem ampliado o uso de avançadas aeronaves nos últimos anos.
A Hindustan Aeronauticsa relatou que o HTT-40 bateu recorde no prazo de certificação, que começou em setembro de 2021 e foi concluído em menos de um ano. No entanto, o primeiro o primeiro protótipo fez o voo inaugural em 2016, seguindo uma rigorosa campanha de ensaios em voo, antes de ser submetido ao processo de homologação.
A produção da aeornave indiana começará após 18 meses da assinatura do contrato de produção com a força aérea, o que deverá ocorrer até meados de novembro deste ano.
“A máquina de controle numérico computadorizado (CNC) será posteriormente configurada e esperamos que o primeiro lote de aeronaves seja entregue dentro de 20 meses após a assinatura do contrato”, disse a fonte da HAL ao site Janes.
O avião será a base de formação dos pilotos da força aérea indiana. Após passarem pelo HTT-40 os jovens aviadores seguem na formação voando os jatos Kiran Mark II e Hawk. Todos estes estágios ocorrem antes dos pilotos serem qualificados para pilotarem aeronaves de alta performace como o Su-30MKI, HAL Tejas (tambem de fabricação local) e o Dassault Rafale.
Por André Magalhães
Publicado em 09/06/2022, às 11h31
+lidas