Caça F-16 estava retornando de um exercício aéreo no estado do Arizona
Um caça F-16A/B Fightning Falcon da Força Aérea de Taiwan fez um pouso de emergência no aeroporto internacional Daniel K. Inouye (HNL), em Honolulu, no Havaí, na segunda-feira (6). O avião estava retornando de um exercício aéreo na base aérea de Luke, no Estado norte-americano do Arizona.
Someone had a bad day today in HNL. 4R closed due to F16 looking for its missing nose gear 😬 pic.twitter.com/zi5bruGkIl
— FL410_over_ICN (@InfantryPilot) June 7, 2022
De acordo com informações preliminares, o trem de de pouso dianteiro do caça taiwanês teria falhado. Equipes de resgate isolaram a pista (RWY) 4R do aeroporto havaiano até que um guindaste pudesse retirar o avião. Apesar do susto, o piloto não se feriu. O incidente está sob investigação.
Não é a primeira fez neste ano que um Fightning Falcon tem problemas com o trem de pouso. Em março, um F-16 norte-americano fez um pouso de barriga na Base Aérea de Aviano, no nordeste da Itália. Em maio, outro F-16 derrapou na pista do aeroporto regional de Sioux Falls (FSD), na Dakota do Sul. Em ambos os casos, os pilotos não tiveram ferimentos.
Ao todo, quatro F-16 taiwaneses estavam na missão nos Estados Unidos. As relações entre os países, no âmbito militar, estão cada vez mais amplas, por conta das tensões envolvendo a China e a Coreia do Norte.
Taiwan tem investido no setor bélico, sobretudo em sua aviação de combate. O país asiático, que não tem sua independência reconhecida por Pequim, está atualizando sua frota de F-16 para o moderno padrão Block70/72.
Por André Magalhães
Publicado em 08/06/2022, às 09h20
+lidas