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Coleção ampliada

Museu da Força Aérea dos EUA recebe um KC-10

O KC-10 Extender é um dos maiores aviões do acervo do Museu da Força Aérea dos EUA


Nos últimos meses o museu da força aérea norte-americana recebeu diversos aviões recém-aposentados - USAF
Nos últimos meses o museu da força aérea norte-americana recebeu diversos aviões recém-aposentados - USAF

O museu da Força Aérea dos Estados Unidos, considerado o maior de aviação militar do mundo, recebeu hoje mais um exemplar para a coleção. Após ser retirado de serviço ativo um KC-10 Extender se tornou um dos maiores aviões do acervo do museu.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), iniciou em 2021 o processo de aposentadoria da frota de KC-10, que estão sendo gradativamente substituídos pelos atuais KC-46 Pegasus.

O exemplar destinado ao museu é o 82-0191, pertencente ao 60th Air Mobility Wing (60 AMW) e eventualmente designado ao 349th Air Mobility Wing, neste último caso como componente de reserva da força aérea. Ambos ficam estacionados na base aérea de Travis, no Condado de Solano, na região metropolitana de San Francisco.

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O KC-10 é um derivado direto do foi criado no final dos anos 1970 para ampliar as necessidades de mobilidade aérea global da USAF, integrando a capacidade de reabastecimento aéreo com uma aeronave de carga.

Após a Guerra do Yom Kippur a USAF notou a necessidade de garantir sua capacidade de ação global, especialmente com sua frota de cargueiros pesados, sobretudo os C-5 Galaxy. Na ocasião os governos europeus negaram o direito de pouso do Galaxy que apoiava as ações de Israel, exigindo assim um complexo replanejamento da capacidade máxima de carga a bordo. Assim, surgiu o programa Advanced Tanker Cargo Aircraft, que buscava um avião tanque de grande capacidade, próxima do dobro dos KC-135 Stratotanker.

Além dos três tanques de combustível da asa existentes no DC-10, os engenheiros ampliaram a capacidade do KC-10 adicionando outros três grandes tanques de combustível sob o piso de carga, sendo um sob o compartimento de carga inferior dianteiro, um na área central da asa e um sob o compartimento traseiro. Os seis tanques combinados podem transportar mais 160 mil quilos de combustível, quase o dobro do KC-135 Stratotanker.

Em configuração padrão o KC-10 pode transportar até 75 pessoas e quase 76.500 quilos de carga por uma distância de cerca de 7.000 quilômetros, sem reabastecimento. Além disso, em casos especiais o avião também pode ser reabastecido em voo, ampliando seu alcance.

Uma das características do projeto do KC-10 foi incorporar a capacidade de reabastecimento por lança (boom) e por prob- and-drogue (sonda e cesta), ampliando assim os tipos de aeronaves que podem receber combustível, especialmente entre nações aliadas.

Durante as operações de reabastecimento da lança, o combustível é transferido com uma taxa máxima de 4.180 litros por minuto; já a taxa máxima de reabastecimento de sonda e cesta é de 1.786 litros por minuto.

Mais recentemente, a principal missão dos KC-10 foi reabastecer caças que estavam sendo implantados no exterior.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/04/2024, às 17h00


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