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Motores elétricos serão instalados em aeronaves da Asta Linhas Aéreas

Até quatro Cessna Grand Caravan da Asta Linhas Aéreas receberão motores elétricos


A instalação dos novos motores será feita após certificação - Asta Linhas Aéreas
A instalação dos novos motores será feita após certificação - Asta Linhas Aéreas

A Surf Air Mobility, plataforma de mobilidade aérea na categoria regional, anunciou hoje (11), um memorando de entendimento com a Asta Linhas Aéreas para atualizar até quatro Cessna Grand Caravan com motores elétricos, após certificação.

A plataforma está desenvolvendo certificações suplementares para variantes híbridas e totalmente elétricas do Caravan. Acordos semelhantes foram anunciados com outras companhias aéreas que possuem o modelo em suas frotas, como a Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas.

José Neto, Diretor de Planejamento e Gestão da Asta Linhas Aéreas, conversou com a nossa reportagem para dar detalhes sobre o projeto.

  • AERO Magazine: Por que foi tomada a iniciativa da remotorização dos Cessna Caravan para o motor elétrico?

Neto: Eu acho que isso é uma tendência mundial de pensar não só ineficiência em termos de custos, mas também em termos de preservação do meio ambiente. A gente vem numa discussão muito grande, não só no Brasil, mas nos impactos que a aviação causa com a emissão de gás carbônico, principalmente. 

Então, a aviação vem desenvolvendo alguns projetos justamente para reduzir esse tipo de emissão. E indo nessa linha, fazia todo o sentido nós que operamos no meio do Brasil, no Centro -Oeste, e estarmos pensando numa solução que pudesse de fato reduzir o impacto, reduzir a pegada de carbono da aviação. 

  • AERO Magazine: Qual é a redução que vocês esperam nos custos e qual será o investimento que vai ser feito no projeto? 

Neto: Em termos de custos operacionais diretos, a expectativa é que a redução atinja 50%. Sobre os investimentos totais no projeto, a gente hoje não tem condições de entrar nesse detalhe ou para uma questão de limitação do acordo que nós temos com a Surf Air. 

E outra, porque como é uma tecnologia que está saindo do zero e ela não foi certificada, os investimentos totais não estão fechados. Então a gente não consegue precisar, mas a gente tem aí uma expectativa de ter um investimento importante nos próximos anos.

  • AERO Magazine: E como será feita a conversão das aeronaves?

Neto: Na verdade, a conversão é uma substituição completa da instituição. a estrutura da motorização. Não é uma adaptação, é um projeto que está sendo desenvolvido no zero, onde é feita toda uma nova carcaça do motor, uma nova estrutura e ele não é adaptado, ele é desenvolvido desde o início de como elétrico. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/06/2024, às 09h30 - Atualizado às 22h30


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