Destroços teriam matado três militares. Base de Engels já sofreu ataques por drones no começo do mês
A Rússia afirma que abateu um drone ucraniano que tinha como alvo a base aérea de Engels, importante unidade militar que abriga bombardeiros de longo alcance.
A confirmação da ação ocorreu hoje (26), quando mais um drone armado foi lançado em direção ao território russo. A base de Engels fica localizada na cidade de Saratov Oblast, quase 500 quilômetros da fronteira da Ucrânia.
"Um veículo aéreo não tripulado ucraniano foi abatido em baixa altitude enquanto se aproximava do aeródromo militar de Engels, na região de Saratov”, informou a agência de notícias TASS, citando o Ministério da Defesa.
Engels airbase has been struck again it seems. Local channels reporting at least two explosions. pic.twitter.com/1D0bOzaG2w
— Artoir (@ItsArtoir) December 25, 2022
De acordo com o ministério da Defesa da Rússia, nenhuma aeronave foi danificada, mas três militares foram mortos pela queda dos destroços.
Oficialmente a Ucrânia ainda não assumiu a autorida dos ataques, contudo, contas não verificadas tanto do lado russo quanto do ucraniano relatam aeronaves destruídas.
No começo do mês a mesma base foi alvo de um primeiro ataque usando o mesmo tipo de drone, que causou a morte de militares e gerando danos a estrutura e algumas aeronaves.
Além desta unidade, a base de Ryazan, nos arredores de Moscou, também foi já foi alvo dos ataques. Ambas estão mais de 450 quilômetros do ponto mais próximo da fronteira ucraniana. Horas depois dos bombardeios as bases a Rússia lançou um massivo contra-ataque de mísseis na Ucrânia.
A Ucrânia não assumiu oficialmente os ataques, mas compartilhou em contas oficiais das forças armadas imagens das aeronaves russas danificadas no primeiro ataque.
Por André Magalhães
Publicado em 26/12/2022, às 08h55
+lidas