AERO Magazine
Busca

PC-12Neo de max performance

Monoturbo-hélice suíço poderá receber novo motor e melhorias de sistema

Documentos da FAA e EASA apontam que novo PC-12 poderá contar com autothrottle


Acontece na Labace 2019 by  

A Pilatus pode estar trabalhando em um upgrade do seu modelo de maior sucesso, o monoturbo-hélice PC-12NG. De acordo com o periódico AIN, entre as melhorias pode estar a instalação do motor Pratt & Whitney Canada PT6E-67XP, equipado com cinco pás, assim como a adoção de autothrottle com única alavanca de potência.

LEIA TAMBÉM

De acordo com registros do FAA e EASA, a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos e da Europa, respectivamente, a Pilatus está voando com um PC-12 classificado como experimental, impulsionado por um motor PT6E-67XP. O documento europeu aponta que desde o dia 22 de maio a fabricante está autorizada a utilizar um novo sistema da Hartzell, que fornece as hélices do motor, que são padrão da série -67XP. Além disso, o software de controle é o mesmo utilizado para controle eletrônico padrão no novo motor, ao contrário do atual hidromecânico. Nos Estados Unidos a Pilatus parece próxima em aprovar as modificações no PC-12, que inclui a instalação do novo motor e as melhorias a ele atreladas.

A movimentação da Pilatus ocorre na sequência da Daher anunciar o TBM 940, que entre outras novidades recebeu autothrottle, considerado um dos maiores avanços da família TBM nos últimos tempos.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 19/08/2019, às 16h00 - Atualizado em 21/08/2019, às 11h30


Mais Notícias