AERO Magazine
Busca

Nova geração

Moderno jato de treinamento tcheco recebe autorização de operação mundial

L-39NG aposta no baixo custo como jato de treinamento e nas tecnologias tchecas para obter sucesso mundial


Modelos antecessores do L-39 são utilizados como aviões um "caça pessoal" em voos particulares - Aero Vodochody
Modelos antecessores do L-39 são utilizados como aviões um "caça pessoal" em voos particulares - Aero Vodochody

O jato de treinamento Aero L-39NG, da empresa tcheca Aero Vodochody, obteve a certificaçãoque permite sua operação em todo o mundo. 

O novo treinador é o substituto do L-39C, que ainda é utilizado em algumas forças aéreas, especialmente no leste europeu, assim como é empregado como avião privado em vários países, inclusive no Brasil. É esperado que o primeiro L-39NG de produção em série voe até o final deste ano.

A aeronave conta com uma moderna aviônica que possibilita o treinamento de pilotos que vão operar caças de geração 4,5 (ou 4++) e quinta geração. 

"A certificação de tipo irrestrita, recém-obtida, para o L-39NG confirma que esta aeronave de última geração supera seu antecessor. Todos nós da Aero Vodochody estamos confiantes de que o L-39NG terá muito sucesso no futuro”, disse Viktor Sotona, presidente e CEO da Aero Vodochody.

A empresa theca aposta no baixo custo da aeronave frente aos concorrentes de países desenvolvidos como Itália, Coréia do Sul ou Estados Unidos.

A família L-39 é amplamente utilizada no setor privado, indo desde apoio a produções cinematrográficas, atuando inclusive no filme Top Fun: Maverick, assim como em voos particulares ou corridas aéreas, neste último caso no lendário Reno Air Race.

"Isso é positivo, não apenas para a Aero, mas para toda a indústria aeroespacial tcheca, que está fortemente envolvida no desenvolvimento e produção do L-39NG", completou Sotona.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 11/08/2022, às 07h10


Mais Notícias