Drone turco Kızılelma é realizará missões estratégicas de combate e avança na certificação com seu segundo voo
O moderno drone de combate turco Kızılelma realizou com sucesso seu segundo voo, mantendo o cronograma da campanha de ensaios. O voo ocorreu na segunda-feira (23) e nele foram avaliados e testados vários sistemas do avião não tripulado.
O segundo voo ocorreu pouco mais de um mês do voo inagural, que aconteceu no dia 14 de dezembro, perto da cidade de Corlu Tekirdag, na Turquia.
Bayraktar #KIZILELMA ✈️🚀🍎
— BAYKAR (@BaykarTech) January 23, 2023
💻 Bayraktar #KIZILELMA 2. Uçuş Testi ✅
💻 Bayraktar #KIZILELMA 2nd Flight Test ✅#MilliTeknolojiHamlesi 🌍🇹🇷 pic.twitter.com/pVtM4wWYGY
O Kızılelma deverá, no futuro, realizar diversas missões que vão de apoio aéreo aproximado (CAS, na sigla em inglês), ataque com mísseis, supressão de defesas aéreas inimigas (SEAD) e destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD). A capacidade de carga últil declarada do drone é estimada em 1.500 quilos.
A aeronave será capaz de decolar e pousar de porta-aviões, incluindo o navio navio de assalto anfíbio e porta-helicópteros TCG Anadolu, principal embracação da marinha da Turquia.
Um fato interessente é o motor de origem ucraniana. A empresa Ivchenko-Progress assinou, antes da guerra, um contrato com a turca Baykar para fornecer o motor AI-322F. Por ora, não existe detalhes sobre eventuais problemas no fornecimento de componentes para o projeto.
Por André Magalhães
Publicado em 24/01/2023, às 09h05
+lidas