Os helicópteros Airbus H145 foram entregues ao governo de Minas Gerais no início do ano
Dois helicópteros Airbus H145 foram incorporados ao Serviço de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, com base no Corpo de Bombeiros do estado.
Entregues no início do ano, as aeronaves passaram por uma fase de formação intensiva em Itajubá, onde tripulações e pilotos receberam treinamento para operar a nova frota e serão utilizadas para transporte aeromédico, resgates e outras operações essenciais. Elas contam com guincho capaz de resgatar duas pessoas simultaneamente e também podem ser utilizadas para combate a incêndios.
"O helicóptero é uma ferramenta sensacional que permite que a equipe do SAMU, médicos e enfermeiros cheguem a áreas remotas. A aeronave permite que a ajuda vital seja prestada rapidamente, pois tempo é vida", disse a Tenente-Coronel Karla Lessa, comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).
O helicóptero H145 possui um design de cabine otimizado para operações aeromédicas, com interface homem-máquina atualizada, aviônica Helionix e rotor de cauda Fenestron. Sua cabine espaçosa permite a acomodação de uma ou duas macas com rodas e equipamentos médicos, possibilitando a atuação de três a cinco profissionais de saúde.
Com baixo nível de ruído externo, o modelo permite operações em áreas urbanas e próximo a hospitais.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/04/2025, às 13h24
+lidas