O Rio de Janeiro recebeu seu primeiro helicóptero H130 totalmente equipado para emergências médicas e transporte inter-hospitalar
O Estado do Rio de Janeiro recebeu seu primeiro helicóptero H130 totalmente equipado para missões de Serviço Médico de Emergência (HEMS). A aeronave já está em operação na Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) da Secretaria de Estado de Saúde.
A aeronave foi configurada para transporte aeromédico e missões inter-hospitalares, incluindo uma incubadora. Com capacidade para dois pilotos e suporte avançado de vida, o H130 possui piloto automático, controle ativo antivibração e outros sistemas de segurança.
Além disso, o H130 apresenta baixos níveis de ruído e vibração, proporcionando maior conforto aos pacientes e tripulantes. O modelo é amplamente utilizado em serviços aeromédicos devido à sua versatilidade e eficiência nas operações de resgate e transporte.
O modelo se destaca pelo amplo espaço interno, permitindo fácil acesso ao paciente durante o voo. Com grandes portas deslizantes, a cabine facilita o embarque e desembarque de macas. Dependendo da configuração, o helicóptero pode acomodar dois pilotos, uma maca e até três membros da equipe médica.
Segundo o Tenente-Coronel Medina, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e superintendente do SOAer, “A introdução desse helicóptero traz dois fatores principais: a possibilidade de voar com copiloto, o que aumenta ainda mais a segurança, e o espaço interno da aeronave, que facilita o trabalho das equipes médicas”.
Em quatro anos de operação, o grupamento já realizou mais de 725 transportes de órgãos e, em dois anos e meio atuando como SAMU, mais de 430 crianças foram transportadas, consolidando sua atuação nos 92 municípios do estado. "É uma grande satisfação saber que o povo do Rio de Janeiro terá à disposição um equipamento com tecnologia de ponta e alto desempenho para salvar vidas", disse Alberto Duek, Presidente da Helibras.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 02/04/2025, às 15h26
+lidas