AERO Magazine
Busca

H145 para Honduras

Novos helicópteros de país da América Central passarão por testes

Oficiais da Força Aérea de Honduras, na América Central, farão testes nos helicópteros Airbus H145 adquiridos pelo país


Delegação hondurenha ira à Alemanha onde realizará os primeiros testes dos helicópteros Airbus H145 adquiridos por 24,8 milhões de dólares - Divulgação
Delegação hondurenha ira à Alemanha onde realizará os primeiros testes dos helicópteros Airbus H145 adquiridos por 24,8 milhões de dólares - Divulgação

Uma delegação da Força Aérea Hondurenha (FAH) viajará para a Alemanha neste mês para realizar os primeiros testes dos helicópteros Airbus H145 adquiridos pelo país da América Central.

Os helicópteros foram comprados por US$ 24,8 milhões (R$ 139,6 milhões). O comandante da FAH, Guillermo Rosales, informou que os dois primeiros modelos estão em fase final de produção.

O acordo para a compra dos helicópteros foi firmado pelo governo de Xiomara Castro, com um contrato que prevê a aquisição de duas aeronaves por ano, entre 2023 e 2025. A equipe técnica da FAH será responsável pelos testes para verificar se os helicópteros estão de acordo com as especificações solicitadas.

Após os testes na Alemanha, as aeronaves serão desmontadas parcialmente e transportadas por navio para Honduras, onde serão remontados em Tegucigalpa, capital do país. A expectativa é que as primeiras unidades cheguem em novembro e estejam prontas para operação.

Guillermo Rosales disse que a versão do H145 comprada pela FAH é "a mais atual disponível no mercado" e superior a modelos adquiridos por outros países da América Latina. A decisão pela compra dos helicópteros foi "considerada estratégica", levando em conta aquisições recentes feitas por países como a Argentina.

Por Micael Rocha
Publicado em 13/09/2024, às 07h15


Mais Notícias