AERO Magazine
Busca

Frota reduzida

MiG-29K da marinha da Índia caiu durante treinamento

Este é o quinto acidente com um MiG-29K da marinha da Índia em quatro anos


Versão naval do MiG-29 é caracterizado pela letra "K" - MiG Aircraft Corporation
Versão naval do MiG-29 é caracterizado pela letra "K" - MiG Aircraft Corporation

Um caça MiG-29K da Marinha da Índia caiu ontem (12), durante um voo de rotina na região do mar ao largo de Goa. O piloto ejetou em segurança e foi resgatado pelas equipes dde salvamento que estavam de prontidão.

Segundo um comunicado oficial, o MiG-29K teve um mau funcionamento técnico ao retornar à base. No entanto, não foram detalhadas as informações adicionais, apenas que uma investigação deverá ser iniciada o quanto antes.

Este foi o quinto caça deste modelo a se acidentar nos últimos quatro anos. A marinha indiana está em busca de um novo caça aeronaval para subsituir seus antigos MiG-29K, de fabricação russa.

Entre as opções estão o francês Dassault Rafale e o norte-americano F/A-18E/F Super Hornet. Ambos aviões já foram submetidos a testes na Índia para verificar a capacidade de operar pelo sistema ski-jump, presente nos navios indianos. O modelo se diferente basicamente por não usar catapulta, algo padrão em ambos os caças da concorrência.

O resultado dos ensaios demonstrou a capacidade dos dois aviões em operarem nos porta-aviões indianos, a decisão final ainda não foi tomada.

A Índia é conhecida por opear aeronaves de vários fabricantes e vários países, como por exemplo, na aviação de transporte com o Boeing C-17 Globemaster III, e aviação de caça operam o francês Rafale e caças russos Sukhoi Su-30MKI.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 13/10/2022, às 10h30


Mais Notícias