A ACI World manifestou apoio sobre a meta da ICAO para os combustíveis sustentáveis de aviação
O Conselho Internacional de Aeroportos manifestou apoio sobre a meta da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para os combustíveis sustentáveis de aviação, durante uma conferência em Dubai, na última semana.
Governos de mais de 100 países, reunidos com a indústria e a sociedade civil, estabeleceram o objetivo de que o combustível de aviação em 2030 deveria ser 5% menos intensivo em carbono do que o combustível fóssil, que constitui quase toda a energia da aviação atual.
Segundo a ACI, isto será alcançado através de uma transição para combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), que possuem baixo baixo teor de carbono, e outras energias mais limpas que desempenharão este papel.
"Este é um excelente exemplo de como os reguladores e a indústria podem trabalhar juntos. (...) Os aeroportos já estão tomando medidas de várias maneiras, principalmente através do envolvimento com fornecedores de combustível, companhias aéreas e reguladores locais e nacionais”, disse Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral da ACI World.
Em fevereiro, a ACI aderiu ao programa de Assistência, Capacitação e Formação para Combustíveis de Aviação Sustentáveis (ACT-SAF) da ICAO, como uma das etapas de apoio a seus aeroportos membros na descarbonização, inclusive por meio do programa ACI Airport Carbon Accreditation.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/11/2023, às 13h44
+lidas