AERO Magazine
Busca

Ops! Não é que temos peças?

Marinha dos EUA descobre existência de estoque de peças de US$ 126 milhões

Armazém na Flórida tem peças até para aeronaves fora de serviço e não era conhecido pelo sistema militar


Marinha dos EUA descobre estoque com peças até para o F-14, retirado de serviço em 2006

Uma auditoria interna da marinha dos Estados Unidos descobriu a existência de um estoque de peças avaliado em US$ 126 milhões, em Jacksonville, na Flórida.

O trabalho teve início quando a marinha e o corpo de fuzileiros passaram a retirar aeronaves de serviço por falta de peças de reposição. Após uma ampla análise entre fornecedores e inventário, a comissão descobriu a existência de um armazém com peças para os P-8 Poseidon, P-3 Orion e até mesmo do F-14 Tomcat.

LEIA TAMBÉM

Atualmente o rastreamento do inventário tem sido um dos desafios do Departamento de Defesa, que busca um melhor gerenciamento dos gastos. Segundo o comitê de defesa os Estados Unidos gastam bilhões de dólares em suprimentos, mas não possui um controle falho.

A situação foi tão inusitada que nem mesmo os fornecedores sabiam da existência do armazém ou quais peças estavam disponíveis no estoque. A marinha sabia que tinha adquiridos os componentes, mas não era capaz de rastreá-los de forma centralizada, mantendo um sistema problemático de aquisição e reposição do estoque.

Em meados de 2016 os fuzileiros navais haviam criticado a falta de orçamento para aquisição de peças, tendo até mesmo buscando em museus componentes para aeronaves em operação. Com a investigação se descobriu que existe oferta de peças até para aeronave que já são peças de museus, como o Tomcat.

O Pentágono e a Marinha esperam melhorar o controle de estoques e centralizar o processo, permitindo melhor gerenciamento das peças como dos gastos atrelados a contatos de aquisição.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 31/10/2019, às 12h00 - Atualizado às 13h31


Mais Notícias